· p.12
·
Dionísios apresenta o que escritores anteriores
disseram sobre a colonização da Sicília e as origens dos nomes dos povos:
Antíoco chama os povos primitivos da Itália pelo nome grego de Oinoicroi mas eles nomeavam-se segundo
um rei chamado Ítalo e que após sua morte, seu sucessor Morges reinou até a
chegada de um certo Sícelo, que querendo criar um reino para si, dividiu o povo
e levou-o para a Sicília.
· pp
12-13
·
Helânico,
contemporâneo de Antíoco trouxe Enéas para a Itália e colocou-o junto com
Odisseus como co-fundadores de Roma. O início do sec. V é muito cedo para os
romanos tentarem estabelecer origens troianas, mas os gregos procuravam
helenizar o local onde surgiu Roma, para colocar toda a Itália como extensão da
Grécia.
· Tudo
acima seria tradição, mas Dionísio ‘com sua credulidade típica’ teria tentado
estabelecer a tradição como os fatos.
·
Nota
39 – B. Brea (Sicily before the greeks (1966) e Kokalós 10-11[1964-5]) diz que a tradição é certamente falsa pois não se encontrou em
escavações na Sicília traço algum de culturas apeninas ou sub-apeninas. Para Brea, os predecessores de Dionísio não estavam tão inclinados a aceitar a tradição e acrescenta que seria mais uma 'teoria' que uma tradição.
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