Pearsons discute as coisas que Antíoco - historiador do sec V a.C. - teria definido, segundo lemos em Dionísio de Halicarnasso, sobre as origens de Sícelos e Sicanos
·
O problema da coleta de informação por
Antíoco é que, se ele tentou fazer os mesmos inquéritos de Heródoto entre povos
não-gregos, no Egito ou Babilônia, não teve o mesmo sucesso entre Sícilianos e Itálicos pois
estes povos não praticavam a escrita no início do século V a.C. e a aprenderam
de Gregos e Etruscos.
·
Pearsons: A tradição oral pode ser
preservada sem o auxílio da escrita, mas para que isso ocorra, é necessário um
vigoroso desenvolvimento político com a presença de centros políticos
regionais. E apesar do forte desenvolvimento cultural na Itália do séc V a.C.
não há sinal de um desenvolvimento político equivalente. Não se pode esperar
relatos mais numerosos ou prolíficos do que os das comunidades não-gregas.
·
Nota 40: C.F.Crispo Contributo alla storia della più antica civiltà della Magna Grecia
crê em tradições orais e escritores locais dos quais Antíoco teria derivado
seus relatos. E arqueólogos como Bracesi La
Sicilia Antica pensam que algumas tradições locais foram adaptadas pelos
colonizadores gregos para seus próprios mitos fundadores. Contra esta idéia: L.
Pareti, Kokalos 2 (1956: 5-19)
·
pp. 13-14
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Políbio critica Timeu por não ter
inquirido as populações ítalo-sicilianas não-gregas à moda de Heródoto, mas ele
devia estar consciente da dificuldade em fazê-lo, assim como Timeu, e do pouco
retorno dessa abordagem.
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Antíoco queria estabelecer a história do
sul da Itália pré-grega, como a história de um reino ‘italiano’ de pessoas que
ele denominava oinoitroi . Demarcou
as fronteiras deste reino: excluiu o calcanhar e o artelho da bota italiana ao
sul e os Opici ou Ausones ao norte (Oscos, Samnitas ou Campanianos como os
romanos os chamavam)
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Ao escrever sobre a Sicília, não está
claro como ele estabeleceu a distinção entre Sicanos e Sícelos. É suposto que
os gregos da Sicília a fizessem, mas por que Antíoco escolheu dizer que os
Sícelos vieram da Itália? Antíoco não
pode reclamar mais conhecimento sobre a origem dos Sícelos do que nós sobre a
dos Etruscos. Como ele, somos dependentes de logoi
e
tecmuria.
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Quando Dionísio fala sobre os Sicanos,
ele pode ter dado o que pensava ser o senso comum, e não se pode ter certeza
sobre quanto do que ele diz foi tirado de Antíoco. Este diz que os Sicanos eram
um povo Ibérico que se fixou na Sicília não muito antes da invasão Sícela, fugindo
dos Ligúrios. Diz ainda que não eram muito numerosos e que muitas partes da
ilha permaneceram desabitadas, mas mesmo assim ela foi chamada de Sicânia após
sua chegada. Antes seu nome era Trinacria. Uma explicação da Trinacria
Homérica. A troca de nomes segue o padrão de Antíoco Oinoitroi, Italoi,
Morgetes.
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