Winston Churchill confessou após a vitória final, que 'o único perigo q realmente o assustou durante a guerra foram os U-boats... Ele não tomou a forma de batalhas dantescas ou feitos brilhantes, ele se manifestou através de estatísticas, diagramas e curvas desconhecidas para a nação e incompreensíveis para o público'. As estatísticas mais importantes foram facilmente definidas. Em 1939 a Grã-Bretanha precisava importar 55 milhões de ton de mercadorias pelo mar para manter seu padrão de vida. Para fazê-lo, ela manteve a maior frota mercante do mundo, compreendendo cerca de 3 mil naves transoceânicas e 1 mil grandes navios costeiros com capacidade (total) de transporte de 21 milhões de tons. Cerca de 2.500 navios estavam no mar ao mesmo tempo: as tripulações desses navios mercantes, um recurso qse tão importante qto os próprios navios, totalizava c. de 160 mil homens. Para proteger essa frota, a Marinha Real proveu 220 navios equipados com ASDIC - o sistema de eco desenvolvido pelo Comitê de Detecção e Investigação Submarina dos Aliados em 1917 - entre 165 destróieres, 35 escunas e corvetas e 20 traineiras. A proporção entre navios mercantes e escoltas era portanto de 14:1. Comboio, a prática de reunir navios mercantes em formações sob escolta naval, não era mais um procedimento controverso como tinha sido na I GM; o Almirantado tinha se comprometido com ele antes da guerra estourar e introduziu-o nas rotas oceânicas imediatamente e nas rotas costeiras tão rápido qto foi praticável.
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