domingo, 9 de janeiro de 2011

A GUERRA FRIA: O MAIS PERFEITO SISTEMA DE DOMINAÇÃO MUNDIAL DE TODOS OS TEMPOS - I



Eu vivi a Guerra Fria, nos seus últimos 20 anos, a 2a metade qse toda.

E era um tempo estranho. Tínhamos a sensação - as pessoas q se informavam - de q estávamos sempre à beira de um ataque nuclear. Ou de um golpe militar. Ou um golpe comunista.

Era um tempo em que todos os países e grupos de resistência no mundo - incluindo aí Guerrilhas, Paramilitares, Sindicatos, Associações - pareciam se alinhar ou com Estados Unidos ou com União Soviética. Era tanto alinhamento que surgiu o Movimento dos Países Não-Alinhados confirmando a divisão do mundo em aberta evidência. E mesmo os PNA eram mto mais inclinados a se oporem aos EUA do que à URSS. As consciências das pessoas se alinhavam também. Quem não tinha alinhamento, fosse um playboy no seu carro tunado (dizia-se "envenenado" na época) fosse um operário bóia-fria que mal soubesse ler, era chamado de alienado.

Mas nos últimos anos houve a percepção cada vez mais clara - ao menos para mim e alguns outros - que os países que se alinhavam com EUA ou URSS não eram apenas peões no jogo dos grandes. Eles tinham seu próprio jogo. Eram usados pelas superpotências, mas usavam-nas também.

O caso do Egito é emblemático: alinhado com a URSS até 1970, quando Sadat comandou primeiro a neutralidade, depois a mudança, depois de Camp David passaram a alinhar-se aos EUA e pararam de combater Israel - ao menos abertamente, embora importantes quadros do radicalismo islâmico e mesmo Al-Qaedista sejam oriundos de lá: Arafat, Al-Zawahiri, Mohammed Atta.


E o Egito passou a ser o 3o país que mais recebe ajuda financeira americana. Usaram as duas potências e escolheram continuar apostando no "cavalo certo" , o que sobrou e sustenta os excessos - ou herança colonial - do país até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem quiser comentar, a boca é livre / Please leave a comment